
Diálogo com livros para o ensino do teatro
CAROLINE LAZZAROTTO
BOLSISTA INICIE/ 2014
Este blog tem como objetivo divulgar os resultados e o processo da pesquisa “Reflexão, discussão e crítica do referencial teórico para o ensino do teatro em escolas de educação básica”, inciada em 2014 e sua continuidade em 2015 com o nome "Diálogo com livros para o ensino do teatro na educação básica".
A pesquisa foi iniciada com o incentivo da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e a orientação da professora Me. Marli Susana Carrard Sitta, tendo como bolsita Caroline Lazzarotto em 2014. No ano de 2015 a pesquisa continua tendo como bolsita Cristiano Laerton Goldschmidt e como colaboradora a egressa do curso Caroline Lazzarotto; através dos editais da PROPPG (edital do programa institucional de bolsas de iniciação científica INICIE/UERGS).
A temática e as questões de pesquisa continuam as mesmas.
Os objetivos principais dessa pesquisa são estudar e analisar de forma crítica os referenciais teóricos levantados, listados e ainda não estudados na pesquisa "Reflexão, discussão e crítica do referencial teórico para o ensino do teatro em escolas de educação básica" realizada em 2014. Esclarecer os objetivos do teatro na escola e auxiliar mais diretamente as disciplinas do curso de Graduação em Teatro: Licenciatura voltadas ao ensino do teatro nas escolas de educação básica.
Essa pesquisa quer otimizar esforços para construir quadros de referências conceituais que possam estimular ações focadas ao ensino do teatro na escola de educação básica de forma que venha a se diferenciar da que prevalece na atualidade, a qual tende ao espontaneismo pela falta de convicções teóricas capazes de embasar a sua prática, bem como, por desenvolver suas atividades sem objetivos definidos e claros.
A metodologia
A metodologia dessa pesquisa está baseada na leitura dos referenciais teóricos levantados até o presente momento. Serão lidos, refletidos e criados quadros referências dos livros mais citados (dos dois mais citados já foram feitos os quadros referências: Improvisação para o teatro, de Viola Spolin e Jogos Teatrais, de Ingrid Dormien Koudela) do ranking geral da pesquisa "Reflexão, discussão e crítica do referencial teórico para o ensino do teatro em escolas de educação básica", iniciada em 2014. Será mantida a publicação de todo o processo e os resultados alcançados neste blog. Bem como, iniciado a construção do projeto pedagógico teatral, a partir das obras estudadas, para desenvolvê-lo nos cursos de pedagogia da Uergs e divulgá-lo à comunidade acadêmica do Curso de Graduação em Teatro: Licenciatura de forma mais direta e abrangente no ano de 2016. A ideia de elaborar um artigo científico a fim de registrar e publicar os desafios e possibilidades educativas para o ensino do teatro encontrados nos referencias estudados, será mantida.
A pesquisa 2015

A metodologia
Em busca de respostas realizou-se um mapeamento, por região e por estados, das universidades brasileiras com cursos de teatro na modalidade licenciatura. Foram mapeadas quarenta e oito universidades, destas quarenta e duas oferecem o curso de Teatro: Licenciatura. Ao se contatar com tais universidades, via email e telefone, solicitou-se que listassem os principais referenciais teóricos utilizados nas disciplinas que estudam mais especificamente a relação do teatro com a educação e se esses referenciais seriam uma escolha pessoal do docente ou se faziam parte das referências bibliográficas básicas orientadas pelo plano de ensino da disciplina. Vinte instituições responderam.
Passou-se então a listar os referenciais teóricos mais utilizados nas disciplinas pedagógicas teatrais destas instituições, o que chamou-se de rankings individuais. Em cada ranking consta todos os referenciais utilizados nas disciplinas de teatro e educação. Após todas as vinte listas foram somadas à um único ranking, esse geral, criando uma lista dos referenciais teóricos utilizados para o ensino de teatro no país. Os critérios para organização dessa lista foram o número de vezes em que determinado livro era citado em cada componente curricular, com sua ementa direcionada ao fazer pedagógico teatral. Chegou-se à etapa da pesquisa onde se conseguiu selecionar os livros mais citados e se começou a fazer leituras mais detalhadas destas obras. As próximas ações previstas são as de analisar de forma crítica estas obras, registrar e publicar os desafios e possibilidades para o ensino do teatro encontrados nelas, afim de auxiliar mais diretamente as disciplinas do curso de Graduação em Teatro Licenciatura.
Os livros de Viola Spolin, Ingrid Koudela e Augusto Boal são os mais citados por todas as instituições, porém ressalta-se que muitos referencias citados na bibliografia básica das disciplinas curriculares das universidades estudadas são os que têm como autor os próprios professores da instituição.
O objetivo dessa pesquisa é refletir e analisar de forma crítica o referencial teórico existente para o ensino do teatro em escolas de educação básica, de modo a construir quadros de referências identificando conceitos fundamentais capazes de gerar conhecimento acadêmico sobre teatro e ensino. O interesse por esta temática surgiu pelas dificuldades dos estudantes em aproximar os estudos teóricos/práticos feitos no curso de Graduação em Teatro: Licenciatura da Uergs, com a realidade escolar da educação básica brasileira.
O referido curso prevê a formação de um profissional com conhecimento da linguagem teatral de forma a atuar tanto como professor como quanto ator na perspectiva de uma nova relação com o conhecimento e a arte. Porém, este binômio arte e educação se tencionam quando se encontram no espaço da escola formal. Buscar formas de comunicação teatral neste espaço e contexto, ao mesmo tempo em que pode potencializar a apropriação e construção contínua dessa linguagem, pode também, favorecer sua fragmentação e endurecimento. Essa constatação obriga a uma atenção, a uma observação; requer negociar diferenças; requer analisar procedimentos que permitam dialogar com a imprevisibilidade que o processo de criação exige; requer percorrer caminhos da pesquisa para refletir o teatro na sua prática de ensino e produzir conhecimento significativo na área. Assim, são várias as questões levantadas:
-
Quais as referências conceituais que podem sustentar de forma teórico/prática o teatro no espaço da escola de educação básica?
-
Tais referências são suficientes para argumentar a favor dessa prática?
-
Elas podem ser indicadas como possibilidades metodológicas e práticas para o ensino do teatro na atualidade dentro dos currículos escolares?
-
São capazes de potencializar a criação, a apreciação e a reflexão teatral no espaço da escola de educação básica?